Criar um Site Grátis Fantástico
Acne Juvenil, entenda...

A Acne é uma das doenças de pele mais comum, não é contagiosa. Conhecida também como Acne Vulgar ou Juvenil. Trata-se de afecção que atinge a unidade pilo-sebácea (pelo e glândula sebácea). A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Por isso, as lesões iniciam-se na puberdade, afetando cerca de 80% dos adolescentes. Embora na acne vulgar a idade de comprometimento seja o período da adolescência, não é raro estender-se até os 30 anos ou mais. Em alguns adolescentes, as lesões são mínimas, quase imperceptíveis. Em outros, as lesões tornam-se mais evidentes, perturbando a qualidade de vida e desencadeando problemas emocionais.  Na ausência de tratamento adequado, as lesões podem persistir até o final da adolescência. Eventualmente, lesões isoladas podem-se manter durante muitos anos. Por falta de tratamento ou tratamentos inadequados, podem deixar manchas e cicatrizes inestéticas.

Os cravos e "espinhas" ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilo-sebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e comedões fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das acnes vulgarmente conhecida como "espinhas". 

Fatores  que contribuem para o aparecimento da acne:

  • GENÉTICO: Existe uma tendência hereditária na acne. O aumento do tamanho e atividade da glândula sebácea na puberdade e a alteração folicular podem ter influência genética. Quando ambos os pais tem acne é de 50% a possibilidade de aparecimento da acne, com gravidade variável. Por isso, em pacientes cujos pais tiveram acne grave ou cicatrizes de acne, deve-se iniciar o tratamento o mais precoce possível.
  • HORMONAL: Os andrógenos regulam a produção do sebo pelas glândulas sebáceas. A secreção sebácea depende da ação dos hormônios androgênicos (sexuais) de origem gonadal (ovários, na mulher e testículos, nos homens) e/ou adrenal (glândula que pode ser encontrada sobre os rins). É por isto que na puberdade - período em que ocorre aumento dos hormônios sexuais- ocorre elevação dos níveis de andrógenos no sangue e tecidos, levando ao aumento do tamanho e da secreção de sebo das glândulas sebáceas.
  • ATIVIDADE DAS GLÂNDULAS SEBÁCEAS: em geral, quem tem acne apresenta glândulas mais ativas, que produzem mais sebo. Por isso, as pessoas com tendência à acne freqüentemente têm uma pele oleosa. Além disso, também pode haver diferença na composição desse sebo com a presença de elementos mais irritantes para a pele.
  • OBSTRUÇÃO DO CANAL PILO-SEBÁCEO: Devido a uma predisposição genética, ocorre espessamento (aumento da queratinização) no folículo pilo-sebáceo. A retenção de sebo que deveria ser eliminado junto com esse aumento da queratinização no interior do canal pilo-sebáceo provoca a formação de um "tampão". Nisto reside o mecanismo principal de formação dos comedões que podem ser abertos ("cravos pretos") ou fechados ("cravos brancos").
  • ALTERAÇÃO DAS BACTÉRIAS DA PELE: as bactérias atuam sobre o sebo acumulado e favorecem a inflamação da pele, formando lesões avermelhadas, doloridas e com pús. A principal bactéria envolvida chama-se Propionibacterium acnes (P.acnes). Ela está normalmente presente na pele de todas as pessoas, mas em maior quantidade nas que apresentam acne.

 Fonte de pesquisa: www.dermatologia.net Por Dra. Érica Monteiro, dermatologista.


Tratamento
Assim que começar a aparecer as primeiras "espinhas"/ acnes, procure um Dermatologista para o início de um tratamento específico e em conjunto uma Esteticista qualificada com amplo conhecimento do tipo de acnes e ativos para o apoio ao tratamento, pois desta forma o resultado certamente será muito mais rápido e eficaz.

Previna-se, uma boa higiene, com uso de sabonete líquido e específico e será de grande ajuda no sentido de não deixar evoluir a doença. Não cause nenhum tipo de lesão em sua pele, pois poderá tornar-se uma sequela de difícil remoção. Mantenha a pele sempre limpa e não esqueça do uso do Filtro Solar.

Para apoio ao Tratamento a Acne Juvenil entre em contato.

Cel. 9 9231-6298 (WhatsApp)

Carmen Aguiar

Tecnóloga em Estética e Cosmética

Pós Graduada em Cosmetologia Aplicada